Menos acidentes: Bosch ensina motocicleta a “ver e sentir”

Motos ganham tecnologias para condução autônoma

Os carros podem ficar mais seguros com a adição de áreas de deformação, airbags e cintos de segurança. Já os motociclistas, por outro lado, se deparam com situações muito mais perigosas enquanto dirigem: o risco de morrerem em um acidente é até 20 vezes maior que motoristas de carro. De fato, o número de acidentes fatais com motocicletas na Alemanha cresceu 9% no último ano, de acordo com o Gabinete de Estatísticas Federais do país.

A Bosch possui um objetivo claro: extinguir as fatalidades no trânsito envolvendo motociclistas. É por isso que a empresa desenvolveu um novo pacote de segurança para motocicletas, incluindo o Piloto Automático Adaptivo (ACC), alerta de colisão frontal e detecção de ponto cego. Este pacote é formado por tecnologias que também estão presentes em veículos autônomos. As fabricantes de motocicletas KTM e Ducati incluirão os novos sistemas de assistência ao condutor em seus modelos até 2020. Para a Bosch, este é mais um passo em direção à condução livre de acidentes. “A Bosch está levando a segurança do motociclista a um novo patamar”, diz o Dr. Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch mundial.

Mais segurança e lazer 

Estudos conduzidos pela Bosch mostram que acidentes envolvendo motocicletas têm duas causas principais: a perda de controle do condutor e colisões com outros veículos. Outro motivo para equipar os veículos com tecnologias inteligentes de segurança é que nove entre 10 acidentes são causados por falha humana.

Como uma líder global de fornecimento de tecnologias de segurança para motocicletas, a Bosch já tornou a condução em duas rodas consideravelmente mais segura com sistemas de assistência como o ABS e o controle de estabilidade MSC. De acordo com a pesquisa da Bosch, sistemas de assistência por radar poderiam prevenir um em cada sete acidentes envolvendo motocicletas. Estes assistentes eletrônicos estão sempre vigilantes e, em caso de emergência, respondem mais rapidamente do que qualquer pessoa conseguiria. A tecnologia que sustenta estes sistemas é uma combinação do sensor de radar, sistema de freio, gerenciamento de motor e HMI (Interface Homem-Máquina).


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O radar de motocicletas é como um órgão sensorial e possibilita novas funções de assistência e segurança, ao mesmo tempo em que fornece uma imagem precisa dos arredores do veículo. Como resultado, essas funções de assistência não apenas aprimoram a segurança, mas também aumentam o lazer e o conforto, pois facilitam a vida dos condutores. “A motocicleta do futuro deverá ser capaz de ver e sentir”, diz Geoff Liersch, responsável pela unidade de negócios Duas Rodas da Bosch. 

Novas tecnologias Bosch para motocicletas:

Piloto Automático Adaptivo (ACC)

Conduzir a moto no tráfego intenso e manter a distância correta do veículo à frente requer muita concentração. O ACC ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantém a distância necessária e segura do veículo à frente. Além disso, o ACC não apenas oferece mais conforto ao condutor, como também permite que ele se concentre mais na estrada, principalmente em situações de tráfego intenso.

Alerta de colisão frontal

Nas rodovias, o mais breve lapso de concentração pode trazer sérias consequências. A Bosch desenvolveu um sistema de alerta de colisão para motocicletas que reduz o risco de uma colisão traseira. O sistema é ativado assim que o veículo entra em movimento e dá suporte ao condutor em todas as faixas de velocidade. Se o sistema detecta que outro veículo está se aproximando perigosamente e o condutor não reage à situação, ele avisa o motorista através de um sinal acústico ou óptico.

Detecção de ponto cego

Este sistema vigia todas as direções de forma que o motociclista possa mudar de faixa com segurança. O sensor de radar serve como o olho eletrônico do sistema de reconhecimento de ponto cego, identificando objetos em áreas de difícil visibilidade. Sempre que há um veículo no ponto cego do condutor, a tecnologia avisa por meio de um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor da motocicleta. Para a Bosch, os sistemas de assistência ao motociclista são mais um passo para tornar a mobilidade livre de emissões, acidentes e estresse uma realidade.