Fonte e fotos: RP1 Comunicação - 02/08/07
A Romi, líder no mercado brasileiro de máquinas-ferramenta, mostra produtos inovadores para a área de ferramentaria e linha de produção industrial na 4ª Feira de Máquinas-Ferramenta do Mercosul (Ferramental 2007). O evento, uma das principais feiras do setor na Região Sul, está programado para de 1º a 4 de agosto, no Expotrade Convention & Exhibition Center em Pinhais, Curitiba.
“Graças à sua flexibilidade, nossas máquinas têm aplicação tanto no segmento de ferramentaria quanto na produção”, afirma Hiçao Misawa, diretor de comercialização de máquinas-ferramenta da Romi.
Reconhecida mundialmente por sua capacidade de inovação e pela avançada tecnologia de suas máquinas, a Romi investe permanentemente na busca de soluções para diferentes mercados industriais. Com mais de 60 patentes de invenção já concedidas e mais de 30 em análise no Brasil e no exterior, a empresa investe anualmente 4% de seu faturamento líquido em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Além disso, a Romi oferece financiamento total para todas as suas máquinas, seja por intermédio de parcerias com instituições bancárias, seja por meio de linhas de crédito próprias.
Na Ferramental 2007, a Romi montou um estande de 100 metros quadrados para apresentar quatro máquinas: o Centro de Usinagem Vertical Romi modelo Discovery 760 com diferenciadores M&M (moldes e matrizes), os Centros de Torneamento Galaxy 30M e Romi E280A e o Torno CNC Centur 30D.
Máquinas
Centro de Usinagem Discovery 760 com Diferenciadores M&M
Com aplicação para moldes e matrizes, é dotado de funções especiais que permitem controlar os eixos com precisão. Possui alta aceleração e desaceleração da operação. Conta com diagnóstico remoto e recursos de Look Ahead, Manual Guide e Nano Contour Control.
Potência do motor principal: 12,5 cv
Faixa de velocidade: 7,5 a 7.500 rpm
Cursos X/Y/Z: 762/406/508 mm
Superfície da mesa: 915 mm x 360 mm
Avanços rápidos em X/Y/Z: 30/30/20 m/min.
Centro de Torneamento Romi modelo Galaxy 30M
Possui torre com ferramenta acionada CNC com Manual Guide, que facilita a programação de torneamento, fresamento, furação e rosqueamento de peças complexas, como ferramental e protótipos. Tem compensação automática do desgaste da ferramenta de corte, diagnóstico remoto e monitor de carga da ferramenta de corte.
Potência do motor principal: 30 cv
Potência do motor da ferramenta acionada: 7,5 cv.
Diâmetro máximo torneável: 320 mm
Comprimento máximo torneável: 1.020 mm
Rotação máxima: 3.000 rpm