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A Embraer está a caminho de colocar seu jato comercial E195-E2 da próxima geração voando até junho, após o lançamento antes do esperado do primeiro protótipo do modelo, previsto para terça-feira, disse à Reuters um executivo da fabricante brasileira de aviões.
O cronograma original da Embraer para a aeronave projetava o lançamento no primeiro semestre de 2017 e o primeiro voo na segunda metade do ano, disse o chefe de aviação comercial da companhia, John Slattery.
"Dada a nossa trajetória atual ... ficaria surpreso se demorasse até a segunda metade deste ano para o protótipo voar", disse o executivo, em entrevista antes do lançamento com milhares de funcionários no Brasil. "Eu espero que vamos voar antes do cronograma."
O rápido desenvolvimento da remodelada linha regional do jato da Embraer, que Slattery disse estar no orçamento e em linha com especificações de desempenho, reforçou esperanças para novas vendas na maior divisão da companhia.
Slattery afirmou que a melhora de capacidade, escala, custos de manutenção e eficiência de combustível para o novo E195 tinha despertado o interesse de operadores europeus atuais e de empresas de baixo custo ao redor do mundo, especialmente no Sudeste Asiático.
Isso poderia impulsionar a carteira de pedidos firmes para o novo jato, que atualmente é composta por duas empresas de leasing e duas companhias aéreas: a brasileira Azul Linhas Aéreas e a companhia indiana de baixo custo Air Costa Aviation.
A Air Costa suspendeu voos na semana passada e parou de receber reservas depois de não ter feito pagamentos de locação de aeronaves, de acordo com a publicação de notícias de negócios Mint. Os assessores de imprensa da companhia aérea não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Slattery disse que está seguindo de perto a situação da Air Costa e que as suas encomendas permanecem na carteira de pedidos da Embraer, acrescentando que estava previsto a companhia aérea receber um número de jatos próximo de "na parte inferior de um dígito único em uma base anual".
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"Nenhuma empresa sozinha da carteira de pedidos afetaria nosso cronograma de produção", disse Slattery, se negando a comentar mais sobre as implicações da saúde financeira da Air Costa.
No Brasil, onde as companhias aéreas cortaram voos em uma profunda recessão, Slattery disse que estava "começando a ver sinais de recuperação".
Slattery disse que o mercado mexicano também está mostrando-se robusto e reforçou uma perspectiva otimista para novas regras chinesas, que poderiam disparar uma série de ordens de companhias aéreas regionais.
Na Europa, onde os operadores de E-Jets da Embraer incluem a Air France KLM, a Lufthansa e a LOT Polish, Slattery disse que esperava "muita" atividade de vendas no segundo semestre de 2017, com as companhias buscando renovar suas frotas.
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