Notícias
Você está preso em um loop de vídeos de baixa qualidade, edição demorada e produções pouco inspiradas? Uma boa ferramenta pode mudar tudo isso e ela se chama CapCut. Em poucos minutos você poderá editar seu vídeo, adicionar transições, efeitos, sons, stickers, vídeos e imagens livres de direitos autorais e mudar completamente a identidade de suas produções.
Neste texto ensinaremos como usar o CapCut e como ele pode transformar vídeos de qualquer assunto e ajudar influenciadores, produtores de conteúdo, editores de vídeo e até empreendedores.
O CapCut Online é desenvolvido pela ByteDance, mesma empresa do TikTok. Não à toa há uma conexão entre o editor e a rede social que permite otimizar seu tempo e facilitar seu trabalho caso você deseje criar vídeos para essa rede.
Mas você também pode criar vídeos para o YouTube, Instagram, Facebook e outras redes sociais, ou então nem postar nelas e compartilhar o vídeo por WhatsApp ou outras plataformas.A primeira escolha que você fará é a dimensão do vídeo: se ele será para telas horizontais (16:9, YouTube), verticais (9:16, Reels do Instagram, TikTok, Shorts do YouTube) ou até 1:1 para vídeos no feed do Instagram ou outros meios.
Essa seleção também tem que se basear na forma como seu vídeo foi gravado. É possível transformar um vídeo vertical em horizontal e vice-versa, mas é preciso ter muito cuidado para não fazer ele ficar disforme, não caber na tela ou, pior, ficar pequeno demais em uma tela grande.
O CapCut oferece uma série de ferramentas para seu vídeo. São elas:
Todas essas ferramentas permitem que seu vídeo ganhe vida. Seja com uma trilha especial para ressaltar sua mensagem, transições entre um corte e outro para que ele ganhe fluidez ou então imagens de arquivo ou vídeos para que não fique apenas uma imagem estática por todo o vídeo.
Por exemplo, alguém fazendo um vídeo sobre viajar de avião pode combinar um vídeo próprio gravado na cabine com imagens de arquivo de aeroportos, interiores e exteriores de aviões, destinos turísticos, entre outras coisas.
Também dá para adicionar texto para inserir informações extras, créditos e muitas outras coisas.
A edição é salva a todo momento, impedindo passar àquela raiva que muitos editores passaram por anos ao editar por minutos ou até horas e no final por causa de um erro, falta de energia ou qualquer outra razão, perder o avanço.
O projeto fica salvo em sua conta, mas há um limite de tamanho, então fique atento para não perder nada de seu trabalho.
Com um editor de vídeo como o CapCut, o processo é muito simplificado, já que todos esses extras são colocados em uma linha do tempo de forma bastante intuitiva. Depois de colocar, na mesma hora você pode ver o resultado e fazer ajustes.
Como a ferramenta facilita a produção, o desafio agora é ter bom gosto e não poluir demais o vídeo. É mais ou menos como ter os ingredientes certos e uma boa cozinha, mas saber como temperar a sua comida.
Busque referências de boa qualidade. Pense sempre que menos é mais e o que deve ser privilegiado: é um vídeo bonito que você registrou? São as informações de qualidade que você traz?
Se a narração é o mais importante, pense bastante em qual trilha usar e se é preciso até usar uma. Se a imagem importa muito mais do que a trilha, destaque ela no centro do seu vídeo e use transições boas para fazer o vídeo ter fluidez.
Com a linha do tempo pronta e sua obra de arte finalizada, chegou a hora de exportar o vídeo. Você pode fazer isso facilmente clicando no botão exportar e escolhendo entre várias opções.
A mais importante delas é o formato, já que formatos mais pesados podem manter a grande qualidade do vídeo, mas demorarem para exportar e fazer o upload posteriormente nas redes sociais ou plataformas de vídeo. Caso você tenha um vídeo e queira mudar seu formato, a plataforma também oferece um conversor de vídeo que mantém a qualidade dos frames.
Também dá para editar diretamente a qualidade do vídeo, indo de 1080p até opções com menor resolução.
Com a ligação que mencionamos, publicar no TikTok pode ser bastante fácil, mas com o arquivo de vídeo no computador é possível publicar em qualquer lugar com poucos cliques. O processo é facilitado desde os primeiros passos até os últimos.
Uma frustração grande dos produtores de conteúdo é a falta de resultados ou o crescimento lento dos primeiros meses. Ainda mais com tanta competição e canais com milhões de views.
Porém, o processo é lento mesmo, mas dará seus frutos. Porque tudo depende de seu objetivo e não dá para comparar canais de assuntos menos populares com influencers de milhões de seguidores que falam de cultura pop ou futebol.
O segredo no começo é experimentar vários formatos, estar atento a todo tipo de feedback e sentir qual que é seu forte: afinal, para fazer vídeos é preciso ter motivação e gosto pelo trabalho.
O uso de uma ferramenta como o CapCut permite que o processo de edição seja facilitado e otimizado, criando novas possibilidades de transições, efeitos e o uso de biblioteca de imagem, vídeo e sons.
Por isso, faça um teste com seu próximo vídeo e explore o CapCut online e todas as suas funcionalidades.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa