Toyota investe R$ 46 mi em São Bernardo (SP)

Novo centro de pesquisa vai desenvolver produtos e fornecedores locais.

Com um investimento de R$ 46 milhões, a Toyota inaugurou na segunda-feira (22), um centro de pesquisa aplicada. O novo prédio fica dentro das instalações da montadora em São Bernardo do Campo (SP) e decorre do programa Inovar-Auto, que incentiva a pesquisa e desenvolvimento pelas montadoras. Segundo a Toyota, o local reúne os departamentos de engenharia, compras, regulamentação veicular, qualidade assegurada e um centro de design de produto da marca.

“O novo centro terá testes de emissões, avaliação de novos materiais e da capacidade técnica de fornecedores. Fará também pequenos desenvolvimentos de design, como o do Etios Platinum e de edições especiais”, afirma o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve St. Angelo. 

A área poderá ajudar no aumento da nacionalização de componentes, que está em 70%. Vai suprir demandas específicas do Brasil, mas poderá atender países vizinhos como a Argentina: “Existe essa possibilidade, até porque ampliamos nossas exportações”, afirma o vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, Miguel Fonseca, referindo-se ao Etios, que é montado em Sorocaba (SP) e enviado, além da Argentina, ao Paraguai, Uruguai e Peru. 

A inauguração do centro de pesquisa aplicada cumpre a segunda fase do projeto São Bernardo Reborn. A primeira etapa ocorreu em março de 2015 com R$ 19 milhões para transferência da sede administrativa e comercial de São Paulo para o ABC, para a abertura do terceiro turno do setor de forjaria e também à captação e reúso de água da chuva e instalação de painéis solares. 

A Toyota emprega no Brasil 6 mil trabalhadores, dos quais 1,4 mil estão em São Bernardo do Campo. A unidade foi a primeira unidade da Toyota fora do Japão e produziu de 1962 até 2001 a linha Bandeirante. Hoje fabrica componentes. Há dois anos cogitava-se a nacionalização do híbrido Prius, que não vingou. 


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O projeto de fazer parte da linha Corolla em Sorocaba (SP) também foi engavetado, à espera da retomada do mercado. Mas vale dizer que a montadora vem ganhando participação na América Latina e Caribe com criação desta região e a nomeação de Steve St. Angelo como seu CEO. Nestes três anos o market share da Toyota na região passou de 5,3% para aproximadamente 10%.

No Brasil a montadora registra queda inferior a 1% no acumulado até julho ante o mesmo período do ano passado, enquanto o mercado nacional recuou quase 25%. E a empresa acredita que até o fim de 2016 terá vendido 180 mil unidades, revertendo a queda para discreta alta de 2%. As perspectivas também são favoráveis para a Toyota argentina, com 80 mil unidades e pequeno crescimento (1%) de market share. 

20 mil km pela América Latina

No dia da inauguração do centro de pesquisa aplicada também ocorreu a largada da etapa latino-americana do projeto global “5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation.