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Apesar de ter concluído as obras civis e já estar até testando maquinários e pintura, a Honda tocou o pé no freio e revisou os planos para o início das operações de sua segunda fábrica de automóveis no País, localizada na cidade de Itirapina (SP). A inauguração era prevista para o fim de 2015.
Segundo a fabricante, a nova data será definida “de acordo com a evolução do mercado”. Isso poderá ocorrer somente em 2017, já que a expectativa da Honda para 2016 é manter o volume de 2015, “o que poderá ser suprido pela fábrica de Sumaré (SP)”.
A decisão foi divulgada num momento em que Sumaré opera em dois turnos, cada um deles fazendo um hora e quinze minutos extras para montar HR-V, Fit, Civic e City (veja aqui).
Das dez marcas mais vendidas no acumulado até setembro, a Honda foi a única a apresentar crescimento, 17,4% sobre os mesmos meses de 2014. Essa alta foi alavancada pelo HR-V, hoje o utilitário esportivo mais vendido no Brasil, à frente até mesmo do Ford EcoSport.
Os emplacamentos do City também cresceram de 14,4 mil para 19,7 mil unidades no período. Já as vendas do Civic recuaram mais de 36,8% e as do Fit em 6,7%.
Segundo a montadora, o investimento previsto para Itirapina (R$ 1 bilhão) está mantido. A marca também reafirma a manutenção dos planos de renovação e atualização dos carros. Assim, a nova geração do Civic deve começar a ser produzida em Sumaré em 2016, independentemente da inauguração de Itirapina e da transferência do Fit ou do HR-V para lá. Recentemente, a Honda confirmou para o novo Civic a motorização VTEC Turbo 1.5.
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