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A empresa suíça Softcar AS impressionou os participantes do Genova International Motor Show com um carro de corrida inovador e totalmente reciclável, o Aventor. Para isso, a estrutura de carbono, normalmente usada, foi substituída por uma estrutura de compósito avançado e uma carroçaria de biopolímero.
Todas as peças do Aventor são facilmente removíveis e são desenvolvidas com um único material. No fim da vida útil do automóvel, as partes podem ser prensadas ou derretidas. Seus resíduos voltam a ser matéria-prima, usada para produzir peças semelhantes em um ciclo autossustentável. A empresa também afirma que é a primeira vez na história automobilística que os pneus serão reciclados após as corridas.
Esta estrutura em biopolímero é parecida com a estrutura biológica de um mamífero, com a armação e a carroceria substituindo o esqueleto e os músculos. Geralmente, esta arquitetura corresponde a um "circular economy” (CE) [economia circular, em tradução livre], que descreve um setor econômico, em que o fluxo de material continua a circular em alta qualidade após a primeira utilização. Carros esportivos projetados dessa forma são um meio de familiarizar a nova geração com o conceito de economia circular.
A ideia de um carro de corrida ultraleve e 100% reciclável foi criada em 2011, sendo que o modelo conceitual foi desenvolvido dois anos depois. A decisão de desenvolver, produzir e comercializar o veículo foi feito no início de 2014.
Especificações
O Aventor é um carro ultraleve. Foram usadas técnicas avançadas para tornar a estrutura e o sistema de suspensão mais leves. O veículo com três rodas pesa 280 quilos e a versão de quatro rodas pesa 350 quilos.
Ele é feito para corridas urbanas. O centro de gravidade é precisamente definido e leva em conta o motorista, que é posicionado muito próximo a ele, gerando sensação de segurança e agilidade para o piloto.
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Os veículos de assentos individuais estão prontos para entrega, com 30kW. Os modelos de 60 e 120kW estarão disponíveis a partir de agosto de 2015. O torque na roda traseira é de 406Nm para o motor de 30kW e 1400Nm para o motor de 120kW.
Os testes conduzidos Alexandre Mantovani e Rolf Biland em Lignières, na Suíça, mostraram que o Aventor é ágil e fácil de se posicionar na pista com precisão.
Segurança
A estrutura é do tipo sanduíche, de biopolímero com espuma para absorção de energia em impactos. A estrutura do quadro tem duas barras estabilizadoras e uma gaiola de segurança dupla em alumínio ao redor do motorista. Estas peças foram projetadas e dimensionadas de acordo com a FIA F3, o regulamento técnico de 2013. Duas alas laterais foram integradas à carroceria para absorver impactos nestas regiões, impedir que os carros se sobreponham e para proteger o condutor no momento do acidente.
Eficiência energética
O Aventor é feito para recuperar a energia durante a frenagem (o modelo de três rodas possui sistema de recuperação de energia apenas na roda traseira). Na linha de largada, todos os carros têm a mesma quantidade de energia. Eles são projetados para funcionar em condição de corrida durante 20 minutos + 1 volta. Durante esta última volta o motorista que melhor geriu a sua bateria tem mais potência do que seus adversários. A otimização da eficiência no controle do motor, na eletrônica, no sistema de transmissão e do motor foi levada ao extremo.
Qual é o próximo passo?
As primeiras corridas estão sendo organizados na China e na Suíça já este ano.
*Tradução livre CIMM, texto original aqui.
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