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Um novo modelo de carro surgiu. Com métodos de produção e concepção revolucionários, o veículo de curta distância StreetScooter C16, foi construído pela equipe da Universidade de Aachen utilizando o Sistema de Produção 3D Multimaterial Objet1000, da Stratasys.
A tecnologia de impressão 3D foi utilizada para todas as peças plásticas do exterior do veículo, incluindo painéis frontais e traseiros, painéis das portas, sistemas de para-choques, saias laterais, para-lamas, máscaras dos faróis e outros componentes internos, como dispositivo de retenção do painel de instrumentos, além de componentes menores. Para as peças impressas em 3D foram utilizadas o material ABS Digital rígido da Stratasys, que permitiu à equipe de engenharia construir um protótipo de carro que apresentasse o mesmo nível de desempenho em ambientes de teste, comparado a um veículo fabricado com peças tradicionais.
O projeto StreetScooter foi desenvolvido pela Produção de Engenharia de Componentes E-Mobility (PEM), da Universidade de Aachen. A empresa StreetScooter foi fundada em 2010 com o objetivo de desenvolver um carro elétrico que competisse com os veículos convencionais em termos de preço, mas com desempenho, segurança e sustentabilidade realistas. Com peso em torno de 450 kg (1000 lbs), excluindo baterias, o StreetScooter C16 tem autonomia mínima de 100 km (80 milhas) e velocidade máxima de 100 km/h (60 mph), sendo assim um veículo ideal para a cidade.
Revolucionário desde o início
Poucos aspectos do projeto StreetScooter são convencionais. Financiado por professores universitários e grandes fornecedores automotivos alemães, o StreetScooter reuniu mais de 80 empresas para trabalhar com “Grupos de Engenharia de Ponta” dedicados a diferentes áreas do desenvolvimento do StreetScooter.
“A capacidade de produzir protótipos em escala natural, que têm o mesmo desempenho que peças finais, acelerou os testes e a verificação do design, permitindo que trouxéssemos um carro elétrico para o mercado em apenas 12 meses - algo que seria inimaginável apenas com a fabricação tradicional”, disse Achim Kampker, professor de gerenciamento de produção da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Aachen. "Ao utilizar o Objet1000, nossa maior Impressora 3D, estamos mais uma vez demonstrando a forte ligação permanente entre educação e indústria", disse Shelly Linor, diretor de educação global da Stratasys.
Projeto com dinamismo
A tecnologia de impressão 3D já tinha sido usada antes pela Universidade Aachen para desenvolver peças do StreetScooter na fase inicial de projeto. Itens como placa de retenção de instrumentos, painel de comando, compartimento do espelho e logotipo do capô. O modelo final do veículo foi projetado para o serviço de correios da Alemanha, o Deutsche Post AG.
“Com a tecnologia de impressão 3D multimaterial avançada, os veículos podem ser facilmente customizados para clientes específicos, nos permitindo fazer projetos com dinamismo”, acrescenta Kampker. “Esses carros podem ser desenvolvidos da estaca zero e ficar prontos em apenas alguns meses e não em anos, como ocorre com processos tradicionais de produção automotiva. O projeto StreetScooter nos mostrou como uma abordagem completamente nova para o design e a produção de veículos é possível com a impressão 3D”.
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