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Se viajar de avião na classe econômica não costuma ser uma experiência muito confortável, imagine então um assento semelhante ao de bicicleta, sem encosto de cabeça, sem mesa bandeja e distância ainda menor entre as fileiras. Esta é a proposta de um pedido de patente entregue pela Airbus na Europa.
Divulgada pelo jornal "Los Angeles Times", a criação tem por objetivo reduzir o espaço ocupado por uma poltrona convencional, permitindo que mais passageiros caibam dentro da aeronave.
"Algumas linhas aéreas de ‘baixo-custo’ tentam aumentar o número de passageiros transportados a cada voo, sobretudo em viagens de curta duração, de modo a aumentar a eficiência do uso da cabine", diz o documento do registro.
As descrições mostram os bancos presos em barras horizontais enfileiradas. Os assentos se retraem quando não estão sendo usados, para oferecer mais espaço a outros ocupantes ou para simplesmente permitir a passagem pela fileira.
Pelas figuras apresentadas, o banco se distingue ao do selim de um bicicleta pelo apoio dos braços e pelo pequeno encosto para as costas.
Segundo a empresa, o registro de patente foi feito para proteger a criação da empresa e não significa que o assento irá virar uma realidade. "No momento é apenas um conceito", disse ao "Los Angeles Times" a porta-voz da Airbus, Mary Anne Greczyn. "Muitos, se não a maioria, desses conceitos nunca serão desenvolvidos. Mas, mas no caso de o futuro da aviação comercial tornar uma de nossas patentes relevantes, nosso trabalho está protegido", acrescentou.
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