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O Brasil disputa com outros quatro países o investimento de US$ 500 milhões na construção de uma nova fábrica de pneus anunciado pela Goodyear, segundo informa o presidente da empresa na América Latina, Jaime Szulc.
Depois de concluir um programa que consumiu mais US$ 240 milhões nos últimos dois anos, a filial do grupo na região tem negociado com a matriz em Ohio um novo ciclo de investimentos no país. Szulc diz que o alto custo de produção, mão de obra e carga tributária são fatores que jogam contra o Brasil na disputa, já que a nova linha terá que ser competitiva para concorrer em mercados internacionais.
Por outro lado, o país está entre os quatro maiores mercados de carros do mundo, ao mesmo tempo em que a política automotiva do governo brasileiro cobra das montadoras maior uso de conteúdo local na fabricação de veículos. "Acho que a vantagem que o Brasil traz é seu mercado interno", afirma o executivo.
Ontem (29), a terceira maior fabricante mundial de pneus informou que pretende desembolsar meio bilhão de dólares para erguer, em algum lugar a ser escolhido nas Américas, uma fábrica com capacidade de produção inicial de 6 milhões de pneus por ano.
A unidade terá a tecnologia mais avançada entre todas as operações do grupo no mundo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2017. A Goodyear também planeja usá-la como plataforma de exportação de pneus de alto valor agregado a mercados na América Latina e na América do Norte. Do local, sairão pneus de automóveis para fornecimento tanto a montadoras como ao mercado de reposição.
A empresa já chegou a prospectar locais para a instalação de uma nova fábrica no Brasil. Mas Szulc diz que, independente da realização, ou não, do novo investimento no mercado brasileiro, a Goodyear segue desembolsando "centenas de milhões de reais" para ampliar em cinco vezes sua capacidade de produzir pneus de maior valor agregado na sua fábrica de Americana (SP).
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A unidade paulista está entre as maiores da multinacional no mundo e foi modernizada para produzir pneus de alta performance usados em carros de passeio e utilitários leves. Entre 2013 e 2016, a meta é lançar ao menos 15 produtos e renovar totalmente o portfólio no país.
Parte do investimento na nova fábrica da Goodyear nas Américas virá de um montante de US$ 1,1 bilhão realocado do fluxo de caixa para financiar projetos de expansão e retornos a investidores até 2016. Desse total, US$ 300 milhões foram separados para planos de crescimento, o que inclui, principalmente, esse empreendimento.
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