Notícias
Crescer no ambiente de competitividade e qualidade é uma preocupação cada vez maior da indústria. Para discutir com o setor da mobilidade as possíveis formas de atuar de forma sustentável será promovido dia 13 de maio, o Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura. O encontro será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba, PR (rua Prof. Viriato Parigot de Souza, 5.300).
Com o tema “Produtividade: a chave para a manufatura competitiva”, o encontro visa difundir novas tecnologias e melhores práticas de manufatura. É destinado aos engenheiros e profissionais das áreas de manufatura, processos e produtos, além de estudantes de engenharia. “Queremos proporcionar à cadeia automotiva interatividade e contato com importantes nomes do nosso mercado e suas melhores práticas”, comenta Flávio Lima, chairman do simpósio, realizado pela Seção Paraná/Santa Catarina da SAE BRASIL.
De acordo com o executivo, nos últimos nove anos o volume de produção do segmento automotivo no Brasil aumentou 60%, mas o número de veículos produzidos por trabalhador só cresceu 8,5%. “Isso quer dizer que a nossa capacidade industrial aumentou, mas temos uma grande lacuna de produtividade e preenchê-la é o que pode garantir a nossa manutenção como um ator industrial competitivo”, avalia.
O simpósio é uma oportunidade para empresas que objetivam apresentar produtos, serviços e tecnologias, assim como divulgar e reforçar a marca. “Por lá estarão concentrados os mais renomados profissionais e formadores de opinião da área de manufatura, sendo assim uma oportunidade para novos negócios e parcerias”, afirma.
Programação – O encontro abordará os seguintes subtemas: “Eficiência no processo produtivo”, “Produtividade indireta por meio da motivação dos
colaboradores”, “Produtividade estimulada pelo Prêmio Nacional da Qualidade” e “Educação e conhecimento aplicado: a chave para a produtividade”.
Continua depois da publicidade |
Estudos de casos e práticas implantadas nos processos produtivos de diversas empresas, que ajudaram a melhorar e aprimorar suas atividades, serão apresentados durante o encontro. “Também falaremos da importância em desenvolvermos uma mão de obra qualificada e da necessidade de fomentarmos a manutenção do engenheiro na indústria, já que um dos fatores que contribuem para essa lacuna é o fato de 60% desses profissionais formados não atuarem na indústria”, afirma Lima.
Outro ponto que o encontro quer discutir é a desmistificação de que para se tornar competitivo, investir em tecnologia e aumentar a produtividade a empresa precisa ser de grande porte. “Os empresários precisam ter uma visão mais ampla da dinâmica do mercado e avaliar que qualquer investimento que façam para melhorar suas operações surtirá efeitos positivos, independentemente de seu tamanho ou mercado de atuação”, comenta o “chairperson”.
Cursos e visita – O encontro terá, ainda, dois minicursos e visita técnica, que permitirão o participante tomar contato com algumas das novas ferramentas utilizadas pela nova manufatura. Os cursos terão os temas “Ferramenta OEE - Produtividade, Disponibilidade e Qualidade” e “Software TECNOMATIX - Plant Simulation”, e serão ministrados dia 7 e 8 de maio, respectivamente, na Universidade Positivo.
A visita técnica será realizada na fábrica da Renault do Brasil, dia 12 de maio. “Queremos que as indústrias da região percebam o evento como fonte de informação e atualização para os profissionais, além da oportunidade para estabelecer parcerias e networking”, finaliza Lima.
“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Programa
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa