Um novo tipo de revestimento catalítico desenvolvido pela Umicore dos Estados Unidos permitirá colocar no mercado catalisadores com menor contrapressão no sistema de exaustão dos veículos. A nova tecnologia permitirá uma melhora de eficiência e menor consumo de combustível. Segundo a empresa, a redução do consumo passa a ser potencializada a partir de uma calibração adequada.
“A economia é ainda mais perceptível nos veículos em que o propulsor trabalha durante a maior parte do tempo com alta carga, como os motores de menor cilindrada, por exemplo, os 1.0. A redução da contrapressão na exaustão gera benefícios no desempenho do motor em condições de média para alta temperatura”, explica Miguel Zoca, gerente de aplicação do produto da Umicore no Brasil.
Com a nova tecnologia, os ganhos já obtidos com a função básica do catalisador (conversão de gases nocivos, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos não queimados e óxidos de nitrogênio, em gases inofensivos) são potencializados. No Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Catalisadores Automotivos da Umicore nos Estados Unidos, o catalisador de menor contrapressão foi concebido a partir de testes com materiais mais ativos na estocagem de oxigênio e mais estáveis termicamente. A nova arquitetura do revestimento catalítico possibilitou a concepção de catalisadores mais ativos e de menor contrapressão quando comparados com os produzidos até agora.
“Além de atender os parâmetros de emissões estabelecidos pela norma Proconve P6 para veículos de passeio, a nova tecnologia contribuirá com as montadoras especialmente na produção dos modelos de entrada. Para melhorar os benefícios desse tipo de revestimento catalítico, o ideal é conciliá-lo com um sistema de injeção calibrado para trabalhar com a nova tecnologia”, conclui Zoca.