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A E-Lead, fabricante taiwanesa de centrais de entretenimento, navegação GPS e outros componentes eletrônicos para carros, realiza investimento de mais de US$ 3 milhões no Brasil. A companhia ergue planta em Manaus (AM), onde montará os sistemas a partir de partes e peças importadas da Ásia. Os conjuntos equiparão os veículos da Mitsubishi produzidos em Catalão (GO) e da General Motors, fabricados em São Caetano (SP).
O Brasil é o atual foco da expansão global da companhia, que tem fábricas em Taiwan, na China e na Tailândia. “Em mercados maduros, como na Europa, não há tanto interesse em tecnologias de entretenimento. Os emergentes estão mais dispostos a investir nisso”, avalia Felipe Wu, vice-presidente da organização.
Apesar de Manaus estar distante dos atuais clientes da empresa, Wu aponta que a decisão por se instalar ali foi motivada pelos incentivos fiscais. Segundo o executivo, a redução na carga tributária fica próxima de 50%. De acordo com o projeto, as atividades no Brasil começarão em 2014.
Com a perspectiva de crescimento dos negócios com a operação nacional, a companhia precisará ampliar o quadro de funcionários global de seis mil para 6,5 mil pessoas. Estão previstas contratações tanto para a linha de montagem em Manaus quanto para a área de pesquisa e desenvolvimento na matriz Taiwanesa.
Novos negócios
A operação local da E-Lead nasce para atender os negócios já fechados, mas não deve se restringir a isso. Presente no País, a companhia espera conquistar novos clientes, sempre priorizando o fornecimento de componentes originais para montadoras. Além de sistemas de entretenimento e navegação, a fabricante oferece tecnologias como monitoramento da pressão dos pneus, câmera de visão traseira e alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem.
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Recentemente a companhia acertou o fornecimento de suas tecnologias para a Toyota, no Japão. O objetivo é iniciar negociações com a operação nacional da montadora também, tentando expandir a parceria para o Brasil. “O acordo com a marca foi uma conquista muito importante para nós. Eles são muito exigentes em qualidade”, comemora Wu.
A evolução dos negócios será sustentada pela área de pesquisa e desenvolvimento, empenhada em buscar soluções específicas para cada região. “Já rodamos mais de oito mil quilômetros testando nosso sistema no Brasil”, conta. O vice-presidente garante que a inovação está na cultura da companhia, que registra de 80 a 90 patentes todos os anos.
Por Giovanna Riato/ Automotive Business
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