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O ritmo das vendas de carros novos no país caiu em julho para o nível mais baixo em quatro meses. O mercado, que vinha girando uma média superior a 15 mil unidades no mês passado, voltou a ficar abaixo de 14 mil automóveis e utilitários leves por dia útil, mostram dados preliminares de julho. O volume também é inferior à média diária registrada entre abril e maio, ao redor de 14,4 mil carros.
Nas estimativas de analistas, a indústria fechará julho na faixa de 318 mil a 325 mil unidades licenciadas, já considerando na conta um aumento dos emplacamentos nesta semana, como tradicionalmente acontece a cada fim de mês. O resultado, segundo as previsões, ainda ficará entre 5% e 7% acima do desempenho de junho, mas esse crescimento se deve aos três dias a mais de venda deste mês. No mês passado, o setor conseguiu vender mais de 303 mil carros em vinte dias úteis, enquanto em igual período de julho o número ficou em 275,4 mil emplacamentos.
Apesar do "mês cheio" na maior parte do país, feriados locais em alguns dos maiores mercados - como aconteceu em São Paulo, no dia 9 de julho, e no Rio de Janeiro, na semana passada, por conta da visita do papa Francisco - pesaram sobre o resultado deste mês. Como aconteceu no mês anterior, as vendas de julho ficaram abaixo do volume de igual período de 2012, dado o fortalecimento da base de comparação. Na esteira de cortes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), julho do ano passado, com mais de 351 mil carros licenciados, foi o terceiro melhor mês de vendas da história.
O mercado já perdeu boa parte da "gordura" acumulada nos cinco primeiros meses do ano, quando as vendas registravam crescimento de 9%. A tendência, dizem analistas, é que esse ritmo caia para uma variação positiva próxima a 2%.
Para Raphael Galante, da Oikonomia, as vendas são afetadas por restrições de crédito e pela baixa atividade econômica. Já Rodrigo Nishida, analista da LCA, avalia que a perda de confiança do consumidor, após os protestos do mês passado, prejudica os resultados.
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A Fenabrave, que abriga as concessionárias de veículos, deve anunciar novas projeções para o ano na sexta-feira, quando divulgará o balanço dos emplacamentos de julho. Por enquanto, as estimativas da entidade apontam para um crescimento de 3,3% nas vendas de carros e utilitários leves em 2013. Em julho, a Fiat lidera o mercado, com 21,1% das vendas, seguida por General Motors (18,7%) e Volkswagen (17,7%).
Por Eduardo Laguna/ Valor Econômico
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