Empresas inovam para atrair atenção do público

Ainda que as técnicas não tragam resultado imediato de negócios, estas são algumas maneiras encontradas para divulgar a marca em meio a tantas concorrentes.

Durante a Feimafe 2013, 1.466 marcas disputam a atenção dos visitantes do evento. Demonstração de máquinas e processos de usinagem, modelos apresentando produtos, apresentações em tempo real e até desafios de quem corta mais rápido são algumas das artimanhas utilizadas por algumas empresas para chamar a atenção do público.

Ainda que as técnicas não tragam resultado imediato de negócios, estas são algumas maneiras encontradas para divulgar a marca em meio a tantas concorrentes.

Um exemplo disso é a estratégia utilizada pela Sandvik Coromant, o Live Demonstration. Uma televisão colocada no estande mostra a processos de usinagem ao vivo, direto da fábrica da empresa. O público pode interagir com os operadores e técnicos que estão na linha de produção da Sandivik através dos locutores que estão no estande da empresa.

De acordo com o gerente de eventos das Américas da empresa, Fabio Ferracioli, esta ação já foi realizada com sucesso em eventos na índia e na China. “Estamos levando o cliente para dentro do centro de produção”, diz.

Já empresa especializada em ferramentas de corte, Starret, utiliza a mesma estratégia em todas as feiras, de acordo com o coordenador de merchandising da empresa, Eduardo Schergl da Silva.

Segundo Alexandre Siqueira, que faz parte da equipe de merchandising, em todos os eventos a empresa realiza o Desafio do Corte. Na ação, três visitantes sobem em um palco improvisado onde competem para ver quem corta uma barra de ferro mais rápido.

Enquanto os visitantes se acumulam para assistir a competição, uma equipe trabalha para distribuir uma fita com a marca e as cores da empresa, que substitui o cordão do crachá dos visitantes do evento. “Já virou marca registrada da empresa”, diz Silva.

O Senai-SP também atrai o público enquanto demonstra, ao vivo no estande, a produção de eixos, carcaças e tampas para motores monocilíndricos. O objetivo é mostrar ao visitante a excelência aplicada desde a elaboração e desenvolvimento do projeto até o produto finalizado. 


Tópicos: