Com a nova TruLaser 3030 fiber, que a Trumpf apresenta ao mercado brasileiro na Feimafe 2013, a fabricante de Ditzingen, no sul da Alemanha, completa o seu portfólio de máquinas laser 2D. Lasers de estado sólido, conduzidos por fibra óptica, podem cortar com rapidez e eficiência tanto chapas finas e aço carbono, bem como processar metais não-ferrosos. Em contraste, o laser de CO2 é adequado como uma ferramenta robusta, ideal em aço inoxidável, alumínio, aço carbono e em todas as espessuras.
Entretanto, a grande possibilidade de escolha oferecida pela Trumpf não se restringe ao laser. Os usuários podem também escolher qualquer classe de máquina 2D do seu portfólio. Isto permite aos usuários encontrarem a máquina certa para cada aplicação.
Máquina para laser de estado sólido
A nova Trumpf de estado sólido pertence à família de máquinas TruLaser Série 3000. Com potência de laser de 3 kilowatts, ela corta espessuras de até 20 mm em aço carbono, 15 mm em aço inoxidável e alumínio, e 6 mm em cobre e latão. Além disso, a unidade de corte processa chapas em todas as espessuras, em todas as aplicações, o que significa que o operador não precisa mudar o cabeçote.
A nova TruLaser 3030 fiber é ultrassegura,com a sua estrutura fechada, capaz de garantir que nem a menor porção de luz do laser escape. A área de trabalho é claramente visível graças as grandes janelas de segurança, certificadas. Simples e autoexplicativa, a máquina é operada a partir de um painel giratório, para garantir o conforto do operador. Estas características fazem dela a máquina ideal para fornecedores especializados em chapas finas e aço carbono em todas as espessuras cujo volume de produção seja atendido por uma única maquina.
Outras características técnicas são: curso dos eixos: 3000 mm (X), 1500 mm (Y) e 115 mm (Z), velocidade máxima simultânea dos eixos 140 m/ min, dimensões verticais: 9300 mm (comprimento), 4600 mm (largura), 2200 mm (altura); dimensões perpendiculares: 6500 mm (profundidade), 7600 mm (largura) 2200 mm (altura). Peso: 14000 kg.