Os aços ferramenta são classificados de acordo com a sua composição, aplicação ou meio de resfriamento. Os sistemas de classificação em uso atribuem aos aços códigos de identificação, compostos em geral de combinações de letras e números.
No Brasil é seguida a classificação AISI (American Iron and Steel Institute ), apresentada adiante, que parece ser a mais difundida internacionalmente. Também é comum encontrar as classificações estabelecidas pela SAE e pela norma alemã DIN.

Existe uma tendência atual em unificar a denominação dos metais ferrosos através de um sistema unificado, o UNS (Unified Numbering System for Metals and Alloys) , na tentativa de evitar a confusão causada pela diversidade de normas para o mesmo produto. No sistema UNS, os metais são classificados em nove famílias que recebem letras de identificação. Os aços ferramenta são a família T (do inglês tool) . Além da letra da família os metais são caracterizados por 5 dígitos, que podem incorporar os números de designações já existentes.

Abaixo pode ser vista a classificação geral UNS para aços ferramenta.

Cada grupo é identificado por letras específicas. Dentro do grupo, um aço específico é caracterizado por um código numérico. A classificação permite alterações contínuas, adicionando novos códigos de aços e outros materiais que sejam desenvolvidos através de novas tecnologias.
OBS: a classificação UNS cobre outros aços e metais, não reproduzida aqui.

A classificação AISI divide os aços ferramenta em sete grupos principais, a saber:

Os links acima levam a descrição das características específicas de cada tipo.
Tópicos: