Notícias
Gostaria de receber material a respeito de implementação de ciclo de ajuda ( help chain) para que eu possa verificar se a implantação aqui na empresa esta em ressonancia com as boas praticas das empresas que trabalham com manufatura enxuta ( lean manufacturing)
2 respostas
Caro Alexandre,
já faz um tempo que sua solicitação foi "postada". De qualquer modo, vou responder:
O Ciclo de Ajuda (ou "Cadeia de Ajuda", conforme o material do Lean Institute Brasil) é composto basicamente por 5 passos. Eis uma breve descrição.
CADEIA DE AJUDA
Trata-se de rotinas de interação e envolvimento entre as pessoas, para enfrentar situações não esperadas.
Na verdade, é um trabalho padronizado para resolução de problemas de produção: a seqüência de atividades necessárias para se resolver um problema e os recursos necessários devem estar disponíveis, vinculado ao tempo takt pré-determinado (ver Trabalho Padronizado).
A Cadeia de Ajuda deve ser iniciada pelo operador na produção, que deve eliminar as instabilidades de processo, envolvendo as lideranças quando necessário.
O que ocorre em uma cadeia de ajuda? Eis uma seqüência de eventos típicos:
1. um problema é detectado
2. aciona-se a sinalização (lâmpada, placa, alarme, etc)
3. a liderança chega rapidamente ao local
4. o problema é anotado no quadro de produção
5. o supervisor convoca o pessoal dos setores de apoio para a resolução do problema
O principal fator para que a Cadeia de Ajuda funcione é a disciplina. Assim, garante-se a estabilidade básica.
Acesse esse conteúdo no meu blog:
http://davidkond.wordpress.com
David Kondrasovas
Agradeço pela resposta mas depois de tanto tempo nós estamos com o nosso Ciclo de Ajuda em pleno funcionamento. A nossa planta está toda trabalhando com o Sistema Toyota de Produção e inclusive uma planta que adquirimos há seis meses também está passando por esta transformação.
Alexandre
47 9128-9691
Participantes mais ativos no fórum
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa