por
Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda. | 17/02/2022
Notícias
Devemos esclarecer que os desengraxantes são produtos químicos formulados para a limpeza e a remoção de sujidades de processos produtivos. Como há uma diversidade enorme de sujeiras para serem removidas e uma infinidade diferente de peças e superfícies que necessitam de limpeza, ao longo do tempo foram desenvolvidos vários tipos de desengraxantes, cada um com um poder de limpeza mais específico para a remoção de um tipo de sujidade.
Somente para citar a diversidade de desengraxantes industriais que são disponibilizados no mercado, informamos que há os desengraxantes formulados a base de solvente, os desengraxantes biodegradáveis base água, formulados com compostos químicos de base orgânica ou inorgânica. E como subdivisões destes últimos, encontramos os desengraxantes neutros, ácidos e alcalinos.
Neste texto iremos discorrer sobre o desengraxante alcalino industrial, mas inicialmente devemos esclarecer o que quer dizer o termo alcalino. Quimicamente, o "pH" ou o "potencial hidrogeniônico" presente em uma determinada substância é utilizado para medir os níveis de acidez e basicidade (alcalinidade), e este valor refere-se à quantidade (concentração molar) de cátions hidrônio (H+ ou H3O) presentes no meio. O “pH” é uma escala logarítmica que indica valores que variam de 0 a 14 para a solução. Se esta solução possuir um “pH” em torno de 7, ela é neutra. Abaixo deste valor tendendo para zero, a solução é ácida, sendo que acima de 7, tendendo para 14, temos uma solução básica, também chamada de alcalina, por isso da denominação de desengraxante alcalino para o produto que iremos discorrer.
Saiba que a gordura nada mais é que ácido graxo, sendo um ácido que apresenta um “pH” extremamente baixo. Para combatê-la e quebrar a sua molécula é necessária a utilização de um produto com “pH” elevado. Como mencionado acima, o desengraxante alcalino industrial possui um “pH” elevado, e com isso, o seu trabalho de limpeza e remoção da sujidade é facilitado (reação química ácido x base). Esse é um dos motivos pelo amplo uso pela indústria do desengraxante alcalino biodegradável, pois é um produto que apresenta uma resposta de limpeza mais rápida e facilitada.
Continua depois da publicidade |
Apesar do desengraxante alcalino industrial tender a ser mais forte na ação de limpeza, cabe esclarecer que muitos desengraxantes alcalinos biodegradáveis “fortes” contêm em sua formulação uma elevada quantidade de hidróxido de sódio (soda cáustica), o que pode gerar problemas para os trabalhadores que utilizam tal produto. O famoso “desengraxante Solupan” é um destes desengraxantes alcalinos industriais fortes, que é agressivo ao operador e dever ter o seu uso evitado.
A aplicação do desengraxante alcalino biodegradável na indústria tem larga participação, devido às seguintes vantagens:
Normalmente o desengraxante alcalino biodegradável é fornecido concentrado, o que permite o seu uso em elevadas taxas de diluição. Mas, deve-se ter cuidado quando da escolha do desengraxante alcalino industrial, pois muitos utilizam soda cáustica em sua composição, o que torna o produto potencialmente prejudicial à saúde do operador. Consulte sempre a FISPQ do desengraxante alcalino industrial antes de adquirir o produto.
A grande vantagem do desengraxante alcalino industrial é a de ser um produto não inflamável, ser biodegradável, possuir uma baixa toxidade e ser praticamente inofensivo ao meio ambiente.
Para mais informações sobre o desengraxante alcalino biodegradável ou de outros tipos de desengraxante industrial que seja mais adequado para o seu processo produtivo, consulte a CADIUM. Possuímos uma completa linha de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção fabril.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa