por
Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda. | 17/01/2022
Notícias
As caixas de mancais confeccionadas para a fabricação de motores industriais podem conter em seu interior rolamentos de rolos ou de esferas, sendo projetadas para receber uma lubrificação com graxa ou com óleo.
A função do lubrificante para rolamento é a de minimizar a formação do atrito entre as partes metálicas, protegendo as superfícies dos rolamentos e mancais contra a corrosão, além de ajudar na selagem do equipamento para evitar que ocorra a entrada de compostos contaminantes.
Os fatores que norteiam a escolha do óleo para lubrificação de rolamento são: a velocidade de rotação, a temperatura e a carga a que o mancal ou rolamento é submetido.
A grande maioria dos equipamentos industriais operam com rotações entre 60 e 3.600 r.p.m. (rotações por minuto). Para as operações realizadas em baixa rotação é indicado o uso de um óleo lubrificante para rolamento mais viscoso, sendo que para os equipamentos submetidos a altas rotações um lubrificante para rolamento com menor viscosidade é o mais indicado.
A aplicação do óleo lubrificante para rolamento é necessária quando o calor gerado pelo rolamento é dissipado para fora do equipamento. Quando são observadas condições de trabalho sob altas temperaturas e velocidades é indicado o uso de um óleo para lubrificar rolamento para prolongar a vida útil do equipamento.
A utilização do óleo de lubrificação para rolamento deve ser prioritariamente realizada através da escolha da viscosidade do óleo lubrificante.
Continua depois da publicidade |
Um óleo para lubrificar rolamento que apresenta uma baixa viscosidade gera torques de partidas mais baixos. Isso possibilita que o equipamento atinja rotações mais elevadas, além de contribuir para a melhora da refrigeração do sistema. Já um óleo lubrificante para rolamento que possua uma viscosidade mais elevada proporciona o aumento da capacidade de carga, de trabalho e a vida útil dos rolamentos. A viscosidade e um óleo para lubrificar rolamento é a propriedade mais importante do lubrificante e deve ser selecionada levando-se em consideração a rotação do equipamento, a temperatura, a carga que este será submetido e o ambiente que será realizada a operação.
Para exercer corretamente a sua função de lubrificação, um bom óleo para lubrificar rolamento possui uma aditivação antiespumante, de extrema pressão e antioxidante para evitar que a corrosão danifique as superfícies metálicas dos componentes do sistema.
Normalmente os rolamentos e mancais estão sujeitos a receberem cargas excessivas, e para evitar que ocorra um desgaste excessivo, o óleo para lubrificar rolamento recebe um pacote de aditivos que inclui uma aditivação antidesgaste que visa melhorar a estabilidade da película e diminuir o contato metálico.
O óleo para lubrificação de rolamento de base mineral, formulado a partir da mistura de óleos básicos derivados do fracionamento e refino do petróleo é o lubrificante mais utilizado devido ao seu baixo custo e bom desempenho. Para a indústria hoje são disponibilizados dois tipos de óleo mineral para rolamento, a saber:
Também está disponibilizado no mercado, o óleo lubrificante para rolamento formulado a partir de compostos sintéticos, sem a adição de óleos básicos minerais na formulação. Por ser um lubrificante de custo mais elevado, é indicado para aplicações específicas, onde não é desejado o uso de um óleo lubrificante para rolamento formulado à base de derivados do petróleo.
Se você necessita de informações técnicas de como lubrificar rolamento, ou se está necessitando de uma ajuda para escolher o óleo lubrificante para rolamento que melhor atenda a sua necessidade de lubrificação, entre contato com a CADIUM. Possuímos uma completa linha de óleo para lubrificação de rolamento de base mineral e sintética. Nossa equipe técnica está aguardando o seu contato para tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor lubrificante para rolamento. Aguardamos o seu contato através do e-mail [email protected], ou pelos telefones 11-4047-9292 (PABX) / 11-97130-3099 (WhatsApp).
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa