por Araceli Silveira    |   29/05/2019

Marketing de conteúdo: estratégia que revoluciona negócios

As transformações das mídias e surgimento de novos modelos de negócios digitais pedem mudanças rápidas e efetivas, especialmente no marketing, braço estratégico de qualquer empresa. Em tempos de crises ou cenários econômicos adversos isso se torna ainda mais importante. Enquanto muitas organizações insistem em cortar investimentos de marketing, aquelas que se reinventam, redirecionando recursos e apostando em novas formas de atingir seus públicos-alvo se sobressaem e ganham espaço no mercado.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo é essencial e tem conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das empresas. De acordo com pesquisa da Rock Content, realizada no ano passado com companhias de marketing, TI, consultoria, educação e e-commerce de todo o Brasil, 73% das organizações utilizam esse tipo de ação para atrair e fidelizar clientes.

Mas é possível ir além. Com planejamento, investimento e estratégia, o marketing de conteúdo deixa de ser apenas uma maneira de engajar consumidores para se tornar parte efetiva do negócio.

Foi assim que, há quatro anos, a Informa Markets – antes Informa Exhibitions – deu início a uma estratégia de conteúdo próprio e exclusivo para os mercados em que atua com feiras e eventos, que resultaria em um novo modelo de negócios. Além de atrair, converter e engajar o público-alvo, as ações de marketing de conteúdo tinham como objetivo posicionar a empresa como uma voz relevante dentro de setores da indústria altamente representativos na economia brasileira.

Com base em três pilares fundamentais: equipe especializada em conteúdo digital e marketing, pool de fornecedores e ferramentas para automação de marketing e gestão de dados, a Informa transformou suas plataformas em referências dentro dos seus segmentos. Somente no ano passado, os 13 canais digitais acumularam mais de 10 milhões de pessoas pela internet.


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Hoje, além de fonte de informação e conteúdo qualificado, a Informa Markets gera negócios e receitas por meio dos canais digitais, atingindo clientes não apenas no espaço físico, mas também online, oferecendo soluções comerciais 360º. Esse marco posiciona a empresa não somente como parte do mercado, mas peça estratégica que gera movimento e contribui para o desenvolvimento de setores expressivos da economia.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Araceli Silveira

Perfil do autor

Vice-presidente de Marketing da Informa Markets