Notícias
Uma boa implementação vai trazer o retorno esperado das tecnologias corporativas.
Caros amigo, nos artigos anteriores falamos de diversas tecnologias disponíveis para que as corporações possam desenvolver produtos melhores e mais aderentes ao seu mercado. Mas como implementar estas soluções, como transformar essas tecnologias em valor para seu negócio. Bom, vamos usar como exemplo a implementação de uma ferramenta PLM.
Após um processo muitas vezes complexo para a seleção de uma solução de PLM é necessário por tudo isso para funcionar. Como fazer isso?
Para que qualquer implementação tenha sucesso é necessário planejamento. Não economize tempo no planejamento, será fundamental para o sucesso entender os processo que serão impactados, as mudanças causadas e métricas para identificar os ganhos.
Monte um plano de implementação factível (ações possíveis) e realista (ter recursos para executá-las) sem comprometer sua produção.
Comece sempre pelo básico, que sem ele não será possível fazer as demais fases, por exemplo, no caso do PLM, faça a implementação da gestão dos arquivos CAD, controle de acesso, controle de revisão e ciclos de aprovações básicos, treinamento dos módulos das aplicações de forma a atender 100% do currículo de formação. Sem isso, nada mais será possível.
Nas fases seguintes, aprimore o básico (usando como exemplo o PLM), implemente workflows básicos de aprovação, gestão dos demais documentos, visualização.
Ao chegar nesse ponto, já temos a base para o sucesso, mas nada disso vai ter sucesso se a equipe de usuários não for bem treinada, comprometida e disciplinada.
Disciplina da equipe é o mais importante na utilização das ferramentas e não é requisito só de uma solução de PLM ou qualquer outra solução corporativa. Temos disciplina para acessar o site do nosso banco, por que não ter disciplina para usar um sistema corporativo? O treinamento da equipe deve ser contínuo para que a troca de pessoas não impacte na produtividade e nas boas práticas da solução.
Continua depois da publicidade |
A partir desse ponto, a evolução é constante e deve sempre seguir um plano, implemente a funcionalidade que a partir desse ponto vai impactar no seu processo, como por exemplo, produtos configuráveis, multi BOM, gestão de requisitos, workflows avançados, expandir a gestão para publicações técnicas, gestão de processos de manufatura, são exemplos de como a solução pode permear a corporação.
Tenha sempre em mente os pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia. A tecnologia certa, processos bem definidos e pessoas treinadas e comprometidas vão garantir o que as corporações buscam quando investem em tecnologia, endereçar as iniciativas técnicas com as iniciativas de negócio gerando VALOR.
Gostou? Então compartilhe:
Engenheiro Mecânico formado na UNESP em 1995, pós-graduação em administração industrial e gestão de projetos pela Fundação Vanzolini. Atua no mercado de CAD/CAE/CAM/PLM há 17 anos. Atualmente MSC Software e antes disso na PTC (16 anos), SDRC(2 anos)(Grupo Siemens) e como Eng Projetista (2 anos) com usuario de CAD e CAE
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa